Tratamento de Angústia

Tratamento de Angustia em São Caetano do Sul, ABC Paulista

A angústia é definida por uma forte sensação psicológica que pode ser desencadeada por fatores externos ou internos.

Normalmente descrita como nó na garganta ou peito apertado, e vontade de chorar sem razão aparente. Trata-se de uma emoção que precede algo (um acontecimento, uma ocasião ou circunstância), mas também pode estar relacionada a lembranças traumáticas.

Se reconhece essas sensações ou sentimentos procure um profissional psicólogo devidamente capacitado para lhe ajudar.

Maria de Lourdes Serafim
Psicóloga
CRP 06/38.332-3

Conheça um pouco mais sobre a Psicóloga Maria de Lourdes Serafim

Se quer saber um pouco mais sobre o que é angústia,  sintomas e tratamento, leia a seguir.

Saiba mais sobre a angústia

De fato, é uma forte sensação psicológica desencadeada por fatores externos e ou internos.

Em linhas gerais angústia é uma emoção que precede algo (um acontecimento, uma ocasião, circunstância), mas, também pode estar vinculada a lembranças traumáticas ocorridas no decorrer da existência do indivíduo que lhe dilaceram, causando dores emocionais que se tornam impeditivas de uma vida plena e feliz.

Para falar de Angústia temos que discriminar dois tipos: aquela em que o indivíduo se vê diante de um perigo real e por ele reconhecido e aquela em que é proveniente de origem interna e decorrente de situações traumáticas.

Em se tratando de angústia referente a um perigo real: O indivíduo reconhece o perigo a que está sendo submetido, seja de sofrimento físico (por exemplo um assalto) ou psicológico (por exemplo uma humilhação). Nesta forma de manifestação da angústia o indivíduo pode ou não desenvolver sintomas de perturbação psicológica dependendo da sua qualidade de resiliência, ou seja, da capacidade particular de enfrentamento de problemas.

Por sua vez, na angústia proveniente de origem interna, compreende-se que é uma emoção abafada que pode gerar o chamado “nó na garganta”, ou o “peito apertado”, insegurança e medo. Todos estão associados a fatores traumáticos existentes ao longo da vida do indivíduo – estes podem ser conscientes ou não. Frente a situações recordatórias geram ressentimento, sensação de dor, vontade de chorar sem motivo aparente, entre outros

De fato, uma sensação psicológica desagradável! Não se trata aqui de propor um esclarecimento catedrático sobre sua definição, mas sim promover um esclarecimento simplificado, mas que possa traduzir o mal estar de quem a sente e quando a sente.

Desta forma, podemos esclarecer que angústia é uma emoção que geralmente aparece à frente de um acontecimento ou uma circunstância e que tanto pode ser consciente quanto inconsciente – o que quero dizer é que a pessoa angustiada nem sempre consegue associar seu estado a um fato específico e que é comum sentir angústia sem conseguir explicar porque a está sentindo. Mas também pode ocorrer por lembranças traumáticas, o que necessariamente não significa tristeza, mas pode ser acompanhado dela.

Sintomas

Geralmente aparece como uma sensação psicológica que se caracteriza basicamente por sufocamento, como se o peito estivesse apertado. Mas ao investigarmos um pouco mais a pessoa que sofre de angústia reconhecemos a existência de ansiedade, insegurança, ausência de bom humor, e muitos ressentimentos aliados a alguma dor existencial. É muito comum a pessoa com sintomas de angústia dizer que tem dentro de si um “choro” sem causa e muitas vezes contido.

Pessoas que apresentam um quadro de angústia permanente e não têm acompanhamento profissional podem desenvolver outros distúrbios emocionais, como cansaço físico e mental, comportamento inadequado e baixa autoestima. Por isso costumo alertar que a persistência da angústia pode levar qualquer pessoa a um quadro depressivo grave.

Por isso não deixe o tempo passar! Não ponha sua saúde física e emocional em risco – procure ajuda.

Algumas frases comuns de pessoas com angústia: 

  • Morrer é quase nada, horrível é viver essa vida de angústias.
  • Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu peito e que lhe tira o sossego.
  • Às vezes bate aquela vontade de ir embora, mesmo sem ter para onde ir.
  • A minha angústia me faz querer desistir de tudo e sumir.
  • É uma dor tão profunda que não tem mais espaço dentro de mim. Sinto que vou explodir.

Tratamento

Para todas as questões psicológicas devemos procurar um profissional psicólogo capacitado para atender às nossas necessidades. As sessões de psicoterapia tendem a diminuir sensivelmente os sintomas e esclarecer ao paciente suas causas. Com o esclarecimento de suas causas e a aprendizagem do gerenciamento dos sintomas a angústia passa a ser administrada pelo paciente minimizando seu sofrimento. 

Dentro da abordagem da Análise Bioenergética utilizamos, além da interpretação psicanalítica dos fatos, técnicas de respiração e expressões emocionais que aliviam muitos dos sintomas já mencionados, como também promovem a compreensão e o entendimento de suas emoções. Assim, por consequência, seguimos em direção a construção da mudança de atitudes, as quais nos conduzem ao crescimento existencial.