Psicologia Hospitalar

Psicologia Hospitalar em São Caetano do Sul, ABC Paulista

Young Woman Having Counselling SessionPsicologia Hospitalar é um ramo da Psicologia da Saúde ainda inexistente em vários países mas cada vez mais difundida no Brasil estando incluída no currículo das principais faculdades.

Em alguns países o termo Psicologia Hospitalar é considerado inadequado porque pertence à lógica que toma como referência o local para determinar as áreas de atuação, e não prioritariamente às atividades desenvolvidas. Por isso esse termo é pouco citado e pouco usado em publicações científicas de outros países.

Segundo a definição de Kern e Bornholdt (2004) e também de Chiattone (2000), a atuação do psicólogo da saúde é principalmente na área hospitalar, mas também pode ser feita em campanhas de “promoção da saúde”, educação em saúde mental, em pesquisas e aulas nas universidades por exemplo. Logo, todo psicólogo hospitalar é psicólogo da saúde mas nem todo psicólogo da saúde é hospitalar.

Atividades
Entre as atividades do psicólogo da Saúde definidas pelo Conselho Federal de Psicologia (2003a), o psicólogo hospitalar estão:

– Atendimento Psicoterapêutico
– Organizar e atuar em Psicoterapia de grupo
– Grupos de Psicoprofilaxia e Psicoeducação
– Atendimentos em ambulatório
– Atendimentos em Unidade de terapia intensiva
– Pronto atendimento nas Enfermarias
– Psicomotricidade no contexto hospitalar
– Avaliação diagnóstica
– Psicodiagnóstico
– Consultoria e Interconsultoria
– Atuação em Equipe multidisciplinar